top of page

Conheça as etapas da produção editorial de um livro impresso


Esse é um esquema bem resumido das etapas do projeto editorial de um livro impresso. A ordem das etapas pode variar de editora para editora, e algumas têm mais processos que outras.


Quem nos acompanha aqui já sabe sobre redação, revisão e preparação de textos, certo?! Mas essas etapas são só uma parte de um processo muito maior: a produção editorial.


O mundo editorial não está presente no dia a dia das pessoas. Elas veem o produto final nas livrarias ou escolas, mas não imaginam tudo o que há por trás daquele objeto – são muitas etapas, pessoas e meses envolvidos.


Desde o original até a distribuição, autor, editor, preparador, revisor e diagramador (além de leitor crítico e produtor gráfico, em alguns casos) unem esforços para garantir que o livro fique perfeito para você, leitor!


Original


Ele nada mais é que o texto no Word escrito pelo autor. Ele chega ao editor sem formatação, sem padrão e até com erros e conteúdo faltando.

Um original tanto pode ser encomendado por uma editora quanto um autor pode enviá-lo para uma editora e chamar a atenção do selo para ser publicado.


Edição de texto


Com o original em mãos, cabe ao editor a primeira tarefa com o material: editar o texto. Portanto, ler com total atenção, se colocando no lugar do leitor e pensando se ele entenderá o que está proposto ali. O editor aponta as dúvidas e sugere melhorias ao autor sempre adequando o texto ao projeto editorial proposto para ele.


Em um texto literário, as intervenções são menores; já em um material didático, o autor é mais questionado, porque uma série de exigências do projeto precisam ser cumpridas.


É o editor também que atuará como um intermediador entre as várias etapas do processo e o material em si, sendo o responsável por garantir toda a qualidade de um livro (revista, e-book, material didático etc.), acompanhando do começo ao fim o processo de produção; validando e questionando o que as outras etapas propuseram, sempre pensando em cada detalhe que fará a diferença no produto final.


Projeto gráfico


Enquanto isso, o pessoal de arte e design pode entrar em ação. O editor passa um briefing para que eles possam pensar na parte visual do projeto: quais cores usar, se há boxes e ícones específicos, se haverá fotos ou ilustrações, se é digital, impresso ou os dois, público-alvo etc.

Com essas informações, eles criam uma amostra do projeto gráfico que precisa passar pela aprovação da equipe.


Revisão


Antes do arquivo ir para a diagramação, entra o revisor para corrigir tudo no Word. A primeira revisão é a que mais gera emendas, pois muita coisa precisa ser lapidada ainda. Há projetos que vão demandar preparação de texto antes da revisão.


Toda obra deve passar por, pelo menos, duas revisões – uma em Word e outra na primeira prova diagramada (PDF). E as correções são avaliadas pelo editor.


Diagramação


O diagramador é aquele que vai deixar o texto do Word com cara de livro, de jornal, de revista etc., usando um programa de computador próprio para isso – o mais famoso é o Indesign, da Adobe, mas até o Canva é uma ferramenta possível.


Ele distribui os textos e as imagens nas páginas, aplica os padrões de cores e títulos, de forma que tudo fique harmonioso e siga o projeto gráfico aprovado para a obra e depois aplica as correções e ajustes que revisor e editor indicam.


Finalizando


Em meio a todo esse processo existem outras etapas muito importantes, como o trabalho do Direito Autoral (que consegue a autorização de uso de textos de terceiros), da Iconografia (que consegue imagens e a liberação de uso delas) e o pedido de ISBN, que é feito para a Biblioteca Nacional.


E, assim, cada editora estipula a ordem e a quantidade de etapas do projeto editorial até que o material é considerado “fechado para a gráfica”, momento em que um produtor gráfico avalia questões técnicas e a sua obra já pode ser impressa, distribuída e vendida!


Gostou das informações? Compartilhe nas redes sociais para os seus amigos também conhecerem o assunto.

コメント


Categorias
bottom of page