top of page

Como é a revisão de texto no PDF

Este é o post 2 da série sobre revisão


A revisão em PDF pode ser feita com dois programas gratuitos: o Adobe Acrobat Reader ou o PDF-XChange Editor. Ambos dispõem de ferramentas de indicação de exclusão e inserção de texto, destaque, balão de comentário etc.


Já na versão profissional da Adobe (Adobe Acrobat Pro), que é paga, há a opção de inserir e excluir páginas inteiras do PDF, editar e deslocar os textos, entre outras funções mais completas.


Veja o menu de ferramentas do Adobe Reader:

Crédito das imagens: Adobe


Assim como no Word, as alterações ficam bem visíveis para a avaliação do cliente, mas para entendê-las é mais fácil olhar os comentários individuais na lateral direita, onde estão cada página e suas emendas.

Crédito da imagem: Adobe


Um facilitador do PDF é o processo de busca – Ctrl + f (no Word, o comando é Ctrl + l). Esse recurso permite procurar por uma palavra que você não guardou em que página está, fazer checagens, buscar o que você precisar no arquivo etc. Enquanto no papel você conta somente com a sua memória.


O processo de revisão é bem parecido com o do Word, a diferença é que, com exceção das exclusões, não fica tão explícito o que está marcado. É preciso encostar o mouse na emenda ou ver pela lista de comentários.


Um ponto positivo é que o revisor pode escolher cores para os comandos, o que ajuda na identificação. Por exemplo: exclusão fica com tachado em vermelho, alteração de caixa fica com destaque amarelo, inserção de texto com tachado em azul etc.


Veja no Adobe Pro:



Crédito da imagem: Adobe


Como no post anterior, este aqui não se trata de um tutorial de como revisar no PDF, mas, sim, de uma pequena apresentação do trabalho nesse formato. No próximo post, para terminar a série, vamos mostrar a revisão em papel.


Enquanto isso, deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários a seguir.

Comments


Categorias
bottom of page