Please reload

Recentes

Livros da Miraculous Ladybug

13-Aug-2018

1/4
Please reload

Fino em Destaque

Revisando com o programa PDF-XChange Editor

3-Oct-2017

 

Uma alternativa ao leitor de PDF da Adobe, o programa atende às necessidades dos revisores de texto

 

 

Depois de vermos algumas pessoas pedindo uma indicação de leitor/editor de PDF além do programa da Adobe para revisão, resolvemos apresentar um que estamos usando bastante: o PDF-XChange Editor.

 

O download pode ser feito aqui: https://www.tracker-software.com/product/pdf-xchange-editor.

 

Revisão em PDF

 

É comum ver revisores de texto um pouco perdidos quando o assunto é revisar um texto em PDF, porque nem todo mundo sabe qual programa usar ou como inserir as emendas no arquivo.

 

Mas não há motivo para pânico! Os leitores de PDF têm ótimos recursos para o revisor sinalizar as emendas. O que se deve ter sempre em mente é: o trabalho precisa ser muito organizado e o mais claro possível.

 

Há quem revise usando só balões de comentário. Nós, particularmente, achamos uma forma ruim de inserir as emendas, porque dá margem ao erro, uma vez que o balão é grande e fica por cima de mais de uma palavra. E como há recursos mais interessantes que o balão, por que desperdiçá-los, não é?!

 

A seguir, dividimos com você algumas dicas de organização para indicação das emendas e mais detalhes sobre as ferramentas do PDF-XChange Editor.

 

Dicas de organização

 

Para um trabalho organizado, siga sempre um padrão de sinalização de correção. Veja algumas ideias:

 

 Barra de ferramentas do PDF-XChange Editor

 

• Use o “rasurar”, em vermelho, para eliminar ou substituir uma palavra, letra ou trecho.

 

• Escolha uma cor de marca-texto (“destacar”) e use em todo o arquivo para indicar itálico. Por exemplo: azul.

 

• Escolha outra cor de marca-texto para bold. Por exemplo: verde. Você pode usar também o recurso "sublinhar" com cores específicas.

 

• Para comandos como caixa-alta ou caixa-baixa, circule a letra ou palavra (usando as formas geométricas), dê dois cliques e insira o comando. O mesmo vale para pedir sobrescrito, subscrito etc.

 

 

 IMPORTANTE: quando a emenda é um recado para o diagramador, use símbolos <> ou [  ] para demarcar o texto. Isso impede que o diagramador copie e cole “aplicar caixa-alta” no meio do seu texto. ;)

 

• Escolha uma cor para recados de dúvida para o editor. Outra cor para recados de diagramação. E veja como inserir as marcações:

 

 

Como o trabalho do diagramador é bem visual, esse cuidado na organização das emendas deixa o arquivo mais “limpo”, facilitando a vida do profissional. E, consequentemente, a vida de quem vai seguir com o processo batendo as emendas depois.

 

E como escrevemos aquele "Alinhar à esquerda" em verde? Usando o recurso "Máquina de escrever" e trocando a cor. :D

 

Quase todas essas dicas podem ser reaproveitadas no programa da Adobe também. Lá há alguns recursos diferentes, mas igualmente úteis. ;)

 

Com um pouco de organização e capricho, a revisão no PDF flui bem tanto para o revisor quanto para o cliente. E a qualidade final é a mesma de um trabalho feito em Word.

 

Contribua com o post dando dicas de como trabalhar melhor no PDF. Deixe seu comentário.

 

Please reload

Fino Social
Categorias
Please reload

Fino Arquivo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Please reload