5 ferramentas on-line para escrever melhor


Ferramentas on-line para escrever melhor

Todo bom redator e revisor de textos não é um dicionário ambulante, nem tão pouco o professor Pasquale, por isso, sempre que surge uma pulga atrás da orelha, pesquisamos e conferimos as informações em fontes confiáveis.


A seguir, indicamos 5 ferramentas on-line para escrever melhor – e revisar também ­– que podem ajudar os profissionais e os não profissionais.


Dicionário Aulete


Note que no menu do site, além do dicionário, você conta com uma gramática baseada na conceituada Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha, e também um dicionário analógico, ou seja, de ideias afins. Já está atualizado com o Novo Acordo Ortográfico.


Dicionário Priberam


Além de funcionar como um clássico dicionário, é possível consultar a diferença ortográfica entre o português europeu e o português do Brasil. E ainda há a versão com e sem o Novo Acordo Ortográfico.

Ele também permite conjugar verbos apenas clicando em “conjugar” logo abaixo do verbete.


Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)


Com o VOLP é possível conferir a grafia das palavras de acordo com a nova ortografia, mas sem seu significado. Além do site, ele está disponível por aplicativo de celular.


Manual de Redação do Estadão


Ideal para tirar dúvidas, como o uso de crase e de maiúsculas e minúsculas, e para ajustar a padronização de um texto. Bem completo e on-line ajuda quando a editora ou a empresa não tem o seu próprio manual de padronização.


Dicionário Oxford


Pode-se fazer consultas de vocabulário em inglês e espanhol, além de sinônimos e um pouco de gramática. Para outros idiomas, é preciso ser assinante.


Nessa linha de assinaturas está o excelente Dicionário Houaiss, exclusivo para assinantes UOL. Na contramão dessa ideia, o Michaelis é aberto a todos, e possui outros idiomas além do Português.


Livros impressos também são bastante usados, mas a vantagem do on-line é poder fazer uma consulta de qualquer lugar – usando até o celular –, principalmente quando os livros não estão à mão.


Depois das ferramentas on-line para escrever melhor – e revisar também –, vamos falar, em um próximo post, dos livros impressos que usamos.


Você conhece mais alguma ferramenta? Conte pra gente nos comentários!




Recentes
Categorias
Fino Social
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle