Please reload

Recentes

Livros da Miraculous Ladybug

13-Aug-2018

1/4
Please reload

Fino em Destaque

5 ferramentas on-line para escrever melhor

8-Jul-2016

 

Todo bom redator e revisor de textos não é um dicionário ambulante, nem tão pouco o professor Pasquale, por isso, sempre que surge uma pulga atrás da orelha, pesquisamos e conferimos as informações em fontes confiáveis.

 

A seguir, indicamos 5 ferramentas on-line para escrever melhor – e revisar também ­– que podem ajudar os profissionais e os não profissionais.

 

Dicionário Aulete

 

Note que no menu do site, além do dicionário, você conta com uma gramática baseada na conceituada Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha, e também um dicionário analógico, ou seja, de ideias afins. Já está atualizado com o Novo Acordo Ortográfico.

 

Dicionário Priberam

 

Além de funcionar como um clássico dicionário, é possível consultar a diferença ortográfica entre o português europeu e o português do Brasil. E ainda há a versão com e sem o Novo Acordo Ortográfico.

Ele também permite conjugar verbos apenas clicando em “conjugar” logo abaixo do verbete.

 

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)

 

Com o VOLP é possível conferir a grafia das palavras de acordo com a nova ortografia, mas sem seu significado. Além do site, ele está disponível por aplicativo de celular.

 

Manual de Redação do Estadão

 

Ideal para tirar dúvidas, como o uso de crase e de maiúsculas e minúsculas, e para ajustar a padronização de um texto. Bem completo e on-line ajuda quando a editora ou a empresa não tem o seu próprio manual de padronização.

 

Dicionário Oxford

 

Pode-se fazer consultas de vocabulário em inglês e espanhol, além de sinônimos e um pouco de gramática. Para outros idiomas, é preciso ser assinante.

 

Nessa linha de assinaturas está o excelente Dicionário Houaiss, exclusivo para assinantes UOL. Na contramão dessa ideia, o Michaelis é aberto a todos, e possui outros idiomas além do Português.

 

Livros impressos também são bastante usados, mas a vantagem do on-line é poder fazer uma consulta de qualquer lugar – usando até o celular –, principalmente quando os livros não estão à mão.

 

Depois das ferramentas on-line para escrever melhor – e revisar também –, vamos falar, em um próximo post, dos livros impressos que usamos.

 

Você conhece mais alguma ferramenta? Conte pra gente nos comentários!

 

 

 

Please reload

Fino Social
Categorias
Please reload

Fino Arquivo
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Please reload