O papel do redator freelancer para os blogs de empresas
Blog, marketing de conteúdo e a nova era do redator freelancer

Antes de entendermos o papel do redator freelancer para os blogs de empresas, é preciso falar um pouco sobre marketing.
A forma de consumir das pessoas está mudando. Hoje elas buscam mais informações sobre produtos e serviços antes de comprá-los ou contratá-los. E é nessa movimentação que o marketing de conteúdo apareceu – sua meta é engajar (atrair) o público-alvo aumentando a rede de clientes de uma marca, entre outros objetivos.
E como fazer isso?! Por meio de conteúdo relevante! Isso é inbound marketing – uma nova forma de fazer marketing.
No inbound, é o cliente que encontra a sua marca. Assim, enquanto o marketing tradicional (outbound) veicula propaganda na TV que interrompe a experiência do consumidor sem a permissão dele, por exemplo, o inbound cria um vídeo e o deixa disponível para que o consumidor decida vê-lo.
Esta é a metodologia do inbound marketing:
Atrair --> Converter --> Fechar negócio --> Encantar
Desconhecido --> Visitante --> Lead --> Cliente --> Divulgador
Adaptado de: HUBSPOT. Metodologia do Inbound Marketing.
O blog é o início de um percurso que faz um desconhecido se tornar um divulgador de uma marca. Além do blog, a otimização de sites (SEO) e as redes sociais são utilizadas para criar esse vínculo.
Por isso, as empresas estão optando cada vez mais por contratar um redator freelancer para criar os textos de seus blogs.
O bom conteúdo vai além do texto sem erros de português e com a correta estrutura de introdução/desenvolvimento/conclusão do tema; ele é a informação interessante para certa pessoa em determinado momento.
Por exemplo, se um cliente em potencial está procurando um convite de aniversário para a festa de aniversário do filho dele, um texto com ideias criativas de convites pode ser o que ele mais precisa naquela hora e que vai guiá-lo até a sua empresa.
Um blog post é a soma de conteúdo e contexto, ou seja, você precisa ser atrativo por meio de textos, fotos, infográficos etc., mas deve levar em consideração para quem você está criando conteúdo. O meio de divulgação também é muito importante: e-mail, rede social, blog, newsletter etc., bem como a frequência de postagens.
E contratar um redator freelancer experiente – comprometido com os temas e com a língua portuguesa – contribui para que toda essa estratégia dê certo, ou seja, engaje o público-alvo e aumente a rede de clientes da marca. Afinal, um blog post não é apenas um texto para “encher espaço”, ele realmente precisa ser relevante.
É bom lembrar que esse assunto não se esgota aqui, ele é bem mais complexo e cheio de detalhes. O importante é iniciar a compreensão dessa movimentação do mercado atrás de redatores freelancer para os blogs de empresas.
O que você acha da ideia dos blogs de empresas? Conte pra gente aqui nos comentários!