Etapas do projeto editorial – final

Este é o terceiro e último post da série sobre etapas do projeto editorial.

No primeiro falamos do original e no segundo, do editor.


Preparação – a revisão mais aprimorada


Depois do original recebido e editado, o texto volta ao autor para solucionar os problemas apontados.


Tudo resolvido, é a vez do preparador ler o material e adequá-lo seguindo o Manual de Padronização do projeto, corrigir os erros, resolver trechos truncados, enfim, deixar o texto o mais redondo possível para a próxima etapa: a diagramação.


É claro que, antes de chegar no diagramador, o editor valida tudo o que foi apontado pela preparação. Validar é aprovar ou reprovar cada emenda feita no texto. Nem sempre o preparador está certo nas correções e padronizações.


Diagramação – dando forma ao texto


O diagramador é aquele que vai deixar o texto do Word com cara de livro, de jornal, de revista etc., usando um programa de computador próprio para isso.


Ele distribui os textos e as imagens nas páginas, aplica os padrões de cores e títulos, de forma que tudo fique harmonioso e siga o projeto gráfico da obra.


Veja nas imagens a seguir como o diagramador transforma o texto. Neste caso, um trecho de um material didático:

Revisão – olhar atento nos detalhes


Depois de tantas etapas, entra o revisor para corrigir tudo o que passou pelas outras fases. A primeira revisão é a que mais gera emendas, pois muita coisa precisa ser lapidada ainda.


Toda obra passar por, pelo menos, duas revisões. E depois das correções avaliadas pelo editor, a diagramação é a responsável por inseri-las no texto.


Finalizando


Em meio a todo esse processo existem outras etapas muito importantes, como o trabalho do Direito Autoral (que consegue a autorização de uso de textos de terceiros), da Iconografia (que consegue imagens e a liberação de uso delas) e o pedido de ISBN, que é feito para a Biblioteca Nacional.


E, assim, cada editora estipula a ordem e a quantidade de etapas do projeto editorial até que o material é considerado “fechado para a gráfica”, momento em que um produtor gráfico avalia questões técnicas e a sua obra já pode ser impressa, distribuída e vendida!


Gostou das informações? Compartilhe nas redes sociais para os seus amigos também conhecerem o assunto.

Fino em Destaque
Recentes
Fino Arquivo
Categorias
Fino Social
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Designed by fabiorisso

© 2015 por Fino Verbo

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle