Etapas do projeto editorial


Esse é um esquema bem resumido das etapas do projeto editorial. A ordem das etapas pode variar de editora para editora, e algumas têm mais processos que outras. Crédito da imagem: Editora Manole.



Já falamos separadamente da redação, da revisão e da preparação de textos, certo?! Mas essas etapas são só uma parte de um processo muito maior: o projeto editorial.


O mundo editorial não está presente no dia a dia das pessoas. Elas veem o produto final nas livrarias ou escolas, mas não imaginam tudo o que há por trás daquele objeto - são muitas etapas, pessoas e meses envolvidos.


Desde o original até a venda, autor, editor, preparador, revisor e diagramador (além de leitor crítico e produtor gráfico, em alguns casos) unem esforços para garantir que o livro fique o mais perfeito possível para você, leitor!


Começando hoje (e nos próximos dois posts), vamos falar um pouco mais sobre alguns profissionais e etapas, iniciando pelo "original".


O original


O original nada mais é que o texto no Word escrito pelo autor. Ele chega ao editor sem formatação, sem padrão e até com alguns erros.

Um original tanto pode ser encomendado por uma editora quanto um autor pode enviá-lo para uma editora e chamar a atenção da empresa para ser publicado.


O editor


Cabe ao editor a primeira tarefa com o original: editar o texto. Mas isso você verá no próximo post.


Enquanto isso, compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais, assim, eles não perderão os próximos posts também.



Recentes
Categorias
Fino Social
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Designed by fabiorisso

© 2015 por Fino Verbo

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle