Etapas do projeto editorial


Esse é um esquema bem resumido das etapas do projeto editorial. A ordem das etapas pode variar de editora para editora, e algumas têm mais processos que outras. Crédito da imagem: Editora Manole.



Já falamos separadamente da redação, da revisão e da preparação de textos, certo?! Mas essas etapas são só uma parte de um processo muito maior: o projeto editorial.


O mundo editorial não está presente no dia a dia das pessoas. Elas veem o produto final nas livrarias ou escolas, mas não imaginam tudo o que há por trás daquele objeto - são muitas etapas, pessoas e meses envolvidos.


Desde o original até a venda, autor, editor, preparador, revisor e diagramador (além de leitor crítico e produtor gráfico, em alguns casos) unem esforços para garantir que o livro fique o mais perfeito possível para você, leitor!


Começando hoje (e nos próximos dois posts), vamos falar um pouco mais sobre alguns profissionais e etapas, iniciando pelo "original".


O original


O original nada mais é que o texto no Word escrito pelo autor. Ele chega ao editor sem formatação, sem padrão e até com alguns erros.

Um original tanto pode ser encomendado por uma editora quanto um autor pode enviá-lo para uma editora e chamar a atenção da empresa para ser publicado.


O editor


Cabe ao editor a primeira tarefa com o original: editar o texto. Mas isso você verá no próximo post.


Enquanto isso, compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais, assim, eles não perderão os próximos posts também.



Fino em Destaque
Recentes
Fino Arquivo
Categorias
Fino Social
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Designed by fabiorisso

© 2015 por Fino Verbo

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle