Os 7 elementos da textualidade


No post “A redação”, falamos que seguir os 7 elementos da textualidade ajuda a melhorar a escrita, pois eles são um dos recursos importantes na hora de formular um texto.


A seguir, veja um resumo destes elementos! Esperamos que ele seja útil para que você construa textos cada vez mais consistentes.



1. Intencionalidade


Um texto precisa fazer sentido para alguém, assim, você utiliza um recurso para convencer o leitor ou fazê-lo acreditar em algo. O que eu quero dizer? Para quem eu quero dizer?


2. Intertextualidade

É importante para o texto que você traga elementos ou ideias de outros autores. Isso reforça o seu ponto de vista e embasa seus argumentos. Alguém já disse isso antes? Há outras informações interessantes a respeito?


3. Informatividade


É preciso dosar a quantidade e a qualidade das informações que você fornece no seu texto. É uma espécie de jogo: controle x liberação da informação.


4. Aceitabilidade


Organizar bem as informações, ser convincente e fazer um encadeamento lógico das ideias leva o leitor a aceitar o que você está dizendo.


5. Situcionalidade

Trata-se do contexto, ou seja, tudo aquilo que fazemos para que um texto fique de acordo com a situação em que será lido, usado e até mesmo falado.


6 e 7. Coesão e Coerência


A coerência é o encadeamento de ideias e informações (o “o que”). Já a coerência são as palavras e estruturas gramaticais usadas (o “como”).

Fonte: FAVERSANI, Lilian. 7 lições para a produção de textos. Disponível em: <http://mooc.timtec.com.br/course/producaodetextos/intro/>. Acesso em: 18 jan. 2016.

Escrever bem requer prática e seguir esse roteiro com os 7 elementos da textualidade faz parte dela! Então pegue papel e caneta e mãos à obra!

E não se esqueça de curtir nossa página nas redes sociais para acompanhar mais dicas como esta.

Fino em Destaque
Recentes
Fino Arquivo
Categorias
Fino Social
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Designed by fabiorisso

© 2015 por Fino Verbo

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle