Diferenças entre a revisão em Word, PDF e Papel

Como falamos no post “Revisão de texto – o que é?”, a revisão pode ser feita no Word, no PDF ou no papel. Todo o trabalho de verificação e correção é o mesmo nos três formatos – a diferença está na apresentação “estética” da revisão e nos recursos que facilitam a vida do revisor.


Neste post e nos próximos dois, contaremos como fica a revisão em cada um deles.


Revisão de texto no Word


Você já reparou que o Word tem uma aba chamada “Revisão”? E nela “Controlar Alterações”? Com esta ferramenta pode-se deixar marcado tudo o que você alterou no documento – desde uma exclusão de letra até uma aplicação de itálico.

Em “Controle -> Opções de Controle de Alterações”, o revisor pode escolher uma cor que simbolize exclusão e outra inserção de texto, por exemplo. A possibilidade de dinamizar as marcações é muito maior do que no papel. Sem contar a facilidade de poder desfazer alguma alteração – o que no papel só é possível com um corretivo e, ainda assim, ficará uma marca nada bonita na folha.

No Word, o cliente consegue decidir, emenda a emenda, o que ele concorda ou discorda – clicando em “Aceitar” ou “Rejeitar”, também na aba “Revisão”.

Veja como fica um trecho de um documento revisado:

O recurso de balão de comentários também é utilizado quando queremos questionar algum trecho que não entendemos, deixar uma sugestão de melhoria, explicar alguma alteração etc.


Como cobrar por uma revisão?


A forma de cobrança pode acontecer por página (geralmente em revisão de material já diagramado - PDF), por palavra (para textos curtíssimos) e por lauda – a forma mais usada. A Fino Verbo trabalha com lauda de 1400 caracteres com espaço.


Como saber quantas laudas há no seu arquivo?! Na aba “Revisão”, clique em “Contar Palavras”. Pegue o número que aparece em “Caracteres (com espaços)” e divida por 1400. Pronto! Você tem o número de laudas.

Esse foi um pequeno resumo de como funciona a revisão de texto no Word. Tais ferramentas trabalham em conjunto com a parte de conteúdo propriamente, feita pelo profissional, resultando na revisão completa.


O PDF funciona quase da mesma forma, mas isso nós contamos no próximo post! E para não perder o novo texto, curta nossa página nas redes sociais.



Fino em Destaque
Recentes
Fino Arquivo
Categorias
Fino Social
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Designed by fabiorisso

© 2015 por Fino Verbo

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle